English  -  Español  -  Português

Canalizações de Água

 

O QUE É UMA CANALIZAÇÃO DE ÁGUA E A QUEM PERTENCE?

As canalizações ou linhas de serviço de água são os tubos e canos que transportam a água da rede municipal na rua para as residências/edifícios. As canalizações de água em Newark pertencem aos proprietários individuais, desde a canalização principal da rede na rua até ao contador em casa.

ig4-house@2x.png

COMO É QUE SEI SE TENHO UMA CANALIZAÇÃO EM CHUMBO NO LOCAL ONDE VIVO?

Você poderá inspecionar visualmente a canalização de água que entra na sua casa e a que existe dentro dela. As canalizações em chumbo normalmente têm um tom acinzentado e são bastante moles, pelo que conseguirá riscá-las facilmente com uma chave ou uma moeda. Se for um cano de chumbo, a área raspada ficará com uma cor prateada brilhante. Não use uma faca ou outro instrumento afiado e tenha cuidado para não perfurar o cano.

Poderá adquirir um kit de teste de chumbo aprovado pela EPA em www.epa.gov/lead/lead-test-kits

Também poderá contactar o Departamento de Serviços de Água e Esgotos de Newark, usando o número de telefone (973) 733-6303 ou através do e-mail waterandsewer@ci.newark.nj.us, para solicitar uma inspeção.

ONDE POSSO OBTER MAIS INFORMAÇÕES?

Reveja as informações deste website e as hiperligações úteis ou contacte-nos diretamente. Também poderá entrar em contacto com o Departamento de Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal de Newark, no número 1-800-734-7083, se tiver outras dúvidas ou questões.

Sobre O Programa De Substituição De Canalizações Em Chumbo

 

O QUE É O PROGRAMA DE SUBSTITUIÇÃO DE CANALIZAÇÕES EM CHUMBO?

Devido à ultrapassagem do nível de ação do chumbo a junho de 2017, o Município é obrigado a substituir anualmente (à custa do dono da propriedade) 7% das canalizações de chumbo identificadas inicialmente no sistema. Existe um plano e um programa plurianual com o objetivo de remover todas as canalizações de chumbo restantes no nosso sistema de abastecimento de água. A primeira fase deste programa será conduzida ao longo dos próximos dois anos. Prevê-se que o programa tenha uma duração total de 8 anos para remover cerca de 15,000 canalizações de chumbo, com um custo aproximado de $60 milhões.

COMO É QUE OS LOCAIS FORAM SELECIONADOS PARA A PRIMEIRA FASE DESTE PROGRAMA?

Os locais foram selecionados com base na proximidade de áreas com resultados elevados de chumbo conhecidos, com um maior risco de exposição a determinadas populações, como por exemplo crianças, minimizando a interrupção do abastecimento de água existente e dentro das limitações do financiamento.

SE A MINHA CANALIZAÇÃO NÃO ESTIVER AGENDADA PARA SER SUBSTITUÍDA DURANTE A FASE ATUAL DO PROGRAMA, QUANDO SERÁ SUBSTITUÍDA?

O Município tem um plano e um programa plurianual com o objetivo de remover todas as canalizações de chumbo restantes no nosso sistema de abastecimento de água nos próximos oito (8) anos. Os locais para as substituições das canalizações em chumbo nas fases subsequentes do programa plurianual do Município serão determinados no início de cada fase.

O QUE TENHO DE FAZER SE NÃO RECEBI UMA CARTA?

Se ainda não recebeu uma carta, mas suspeita que tem uma canalização em chumbo, deverá receber um convite numa fase posterior do programa. Se não tiver a certeza se tem uma canalização em chumbo, entre em contacto com a Câmara Municipal em waterandsewer@ci.newark.nj.us ou em (973) 733-6303 para solicitar uma inspeção de verificação do material dos componentes.

QUANTO VAI CUSTAR A SUBSTITUIÇÃO?

O Município está a aguardar financiamento do Estado; contudo, prevê-se que o custo não ultrapasse os $1,000 para o proprietário. O financiamento pode ser acordado com o Município para ser pago durante um período de 12 meses sem juros. Fora deste programa, o custo para substituir uma canalização normalmente varia entre os $3,000 e os $7,000.

PORQUE É QUE TIVE QUE PAGAR PREVIAMENTE A SUBSTITUIÇÃO DA PARTE PRIVADA DA MINHA CANALIZAÇÃO DE CHUMBO?

O Município está a receber financiamento do Estado que oferece a oportunidade de substituir integralmente toda a canalização de chumbo a uma taxa com desconto para os clientes. Isso irá retirar mais chumbo do sistema de abastecimento de água, para benefício de todos os nossos clientes.

RECEBI UM AVISO PARA SUBSTITUIR A MINHA CANALIZAÇÃO EM CHUMBO – O QUE TENHO DE FAZER?

Se recebeu recentemente uma notificação para substituir a sua canalização em chumbo, preencha o formulário fornecido com a carta, submeta um formulário on-line, ligue para o número (973) 733-6303, ou envie um e-mail para info@newarkleadserviceline.com.

O Município contratou a empresa de engenharia CDM Smith Inc. para supervisionar e gerir a fase atual do programa. O projeto será adjudicado a empreiteiros locais.

Os representantes dessas empresas irão entrar em contacto consigo para rever e discutir o trabalho a ser realizado, pedir a sua autorização para realizar o trabalho, efetuar uma pesquisa pré-construção das áreas onde será substituída a sua canalização e agendar o trabalho.

O QUE TENHO DE FAZER DEPOIS DE SUBSTITUIR A MINHA CANALIZAÇÃO DE CHUMBO?

O corte do seu abastecimento para remover e substituir a sua canalização em chumbo pode afetar temporariamente a qualidade da água, inclusive aumentar os níveis de chumbo por um breve período, dado que houve interferências nos canos.

Depois de o empreiteiro completar uma descarga inicial da canalização substituída, remova os filtros de dispersão de todas as torneiras de água fria da casa e abra totalmente as torneiras de água em toda a casa durante 30 minutos, começando nos andares inferiores. Certifique-se que inclui as banheiras e chuveiros. Quando a última torneira de água fria nos andares mais elevados tiver estado aberta durante 30 minutos, feche cada uma das torneiras, a começar pelos andares superiores da residência.

Use sempre água fresca, fria e corrente para beber, cozinhar e preparar comida para bebés.

Troque ou limpe regularmente todas as válvulas e filtros de dispersão das torneiras. Contacte o Departamento de Serviços de Água e Esgotos de Newark pelo telefone (973) 733-6303 ou envie um e-mail para waterandsewer@ci.newark.nj.us para que a sua água seja testada após a substituição da sua canalização em chumbo.

Chumbo Na Água Potável

 

COMO É QUE PODE APARECER CHUMBO NA MINHA ÁGUA POTÁVEL?

Quando a água sai da estação de tratamento de águas do Município, ela é isenta de chumbo. Os canos e estruturas da rede de água na rua que transportam a água da estação de tratamento são feitos principalmente de ferro e aço, pelo que não adicionam chumbo à água potável.

O chumbo pode entrar na água potável através da canalização interna da sua casa ou da canalização de acesso à rede de abastecimento entre a rua e a sua residência. Quando a água fica retida na canalização da rede ou da sua casa, sem ser usada durante várias horas, o chumbo poder-se-á dissolver na água. Por exemplo, esses períodos de tempo incluem quando a água é retirada pela primeira vez de manhã ou então à tarde, caso não seja utilizada durante todo o dia.

SE A MINHA CANALIZAÇÃO DE CHUMBO FOR SUBSTITUÍDA, SERÁ QUE DESAPARECE TODO O CHUMBO DA MINHA ÁGUA POTÁVEL?

Não. Se você mora numa casa construída antes de 1986, é possível que tenha sido usada solda de chumbo nas juntas da sua canalização interna. Se suspeitar que tem soldaduras a chumbo com base na idade da sua casa, descarregue a água durante 1 a 3 minutos, caso o abastecimento de água não tiver sido usado por mais de 6 horas.

PORQUE É QUE A CANALIZAÇÃO DA ÁGUA OU AS TUBAGENS NA MINHA ZONA CONTÊM CHUMBO?

O chumbo era normalmente usado para as canalizações da rede de água até à década de 50, e também era usado com frequência nos componentes da canalização doméstica (torneiras, válvulas, pias, chuveiros, torneiras das mangueiras, etc.) e nas soldaduras até ao final dos anos 80, quando foi proibido. De 1986 a 2014, esses componentes poderiam conter até 8% de chumbo para serem classificados como “sem chumbo”. No entanto, as normas atuais para os componentes “sem chumbo” não permitem mais de 0,25% de conteúdo em chumbo.

Muitas casas e prédios, especialmente os construídos antes de 1989, podem ter canalizações da rede ou internas e componentes compostos por completo ou parcialmente por chumbo.

QUAIS SÃO OS RISCOS DA EXPOSIÇÃO AO CHUMBO?

O chumbo pode causar problemas de saúde, como danos no cérebro, nos glóbulos vermelhos e nos rins, quando as pessoas estão expostas a ele. As mulheres grávidas, bebés e crianças pequenas são especialmente suscetíveis.

EXISTE ALGUM NÍVEL DE CHUMBO SEGURO PARA CONSUMO?

Nenhum nível de chumbo é considerado seguro para consumo.

O QUE ESTÁ A CIDADE A FAZER PARA REDUZIR OS NÍVEIS DE CHUMBO NA ÁGUA POTÁVEL?

A cidade de Newark está empenhada em fornecer água potável segura e limpa e em reduzir os níveis de chumbo nas torneiras ao:

  • Tratar a água na nossa Estação de Tratamento de Águas de Pequannock, para a tornar menos corrosiva e para minimizar a entrada de chumbo na água potável através das canalizações da rede e nos componentes das mesmas.
  • Retirar amostras e efetuar testes regulares da água potável para acompanhar os níveis de chumbo em conformidade com todas as normas de segurança federais e estaduais.
  • Remover e substituir as canalizações da rede por todo o Município.

POSSO PEDIR ANÁLISES DA MINHA ÁGUA QUANTO À EXISTÊNCIA DE CHUMBO?

Entre em contacto com o Departamento de Serviços de Água e Esgotos da cidade de Newark pelo telefone (973) 733-6303 ou pelo e-mail waterandsewer@ci.newark.nj.us, para saber como testar a sua água quanto a chumbo e/ou fazer uma inspeção à canalização da rede gratuitamente.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO POR CHUMBO?

Os sinais de exposição repetida ao chumbo podem incluir dores abdominais ou cólicas, comportamento agressivo, obstipação, problemas de sono, dores de cabeça, irritabilidade, perda de apetite, cansaço, pressão alta, dormência ou formigueiro nas extremidades, perda de memória, anemia e disfunção renal.

Nas crianças, a exposição prolongada ao chumbo pode levar a deficiência intelectual e à perda de capacidades de desenvolvimento.

Uma alta dose de envenenamento por chumbo poderá resultar numa dor abdominal intensa e em cãibras, vómitos, fraqueza muscular, perdas de equilíbrio, convulsões, coma e doenças cerebrais.

Poderá obter mais informações em www.cdc.gov/nceh/lead/

POSSO FAZER ANÁLISES MÉDICAS DE EXPOSIÇÃO AO CHUMBO?

Contacte o seu médico ou prestador de cuidados de saúde locais para obter um exame de sangue para exposição ao chumbo ou contacte o Departamento de Saúde e Bem-Estar da Comunidade de Newark através do número 1-800-734-7083

COMO PODEREI REDUZIR A MINHA EXPOSIÇÃO AO CHUMBO?

Substitua a sua canalização da rede em chumbo. Preencha o formulário online de registo para que a sua canalização seja substituída no âmbito deste programa.

Compre sempre componentes de canalizações (torneiras, válvulas, pias, chuveiros, torneiras de mangueiras, etc.) que tenham uma composição baixa ou nula de chumbo. Leia atentamente os rótulos de todos os componentes de canalização novos.

Abra a sua torneira de água fria para ir expulsando o chumbo. Rode a torneira até a água ficar fria. Em seguida, encha um jarro com água fresca e coloque no frigorífico para uso futuro.

Use sempre água fresca, fria e corrente para beber, cozinhar e preparar comida para bebés.

Não ferva a água para remover o chumbo. A água fervida não remove o chumbo e pode aumentar a concentração de chumbo na água.

Remova e limpe os filtros e válvulas de dispersão das torneiras com regularidade.

Obtenha um dispositivo de tratamento de água caseiro certificado pela NSF que garanta a remoção do chumbo.

Identifique e substitua os componentes das canalizações que contêm chumbo e quaisquer tubagens de cobre com soldaduras em chumbo.

Por vezes, as canalizações da rede são usadas para criar ligações elétricas à terra. A cablagem da sua casa ou prédio pode estar ligada à sua canalização da rede ou noutro ponto qualquer da sua canalização interna. Se tiver uma canalização de chumbo, isso pode acelerar a sua corrosão. Peça a um eletricista credenciado que verifique a sua cablagem.

Tenha cuidado com a poeira de tintas à base de chumbo. Embora a tinta à base de chumbo tenha sido proibida em 1978, muitas casas antigas ainda não a removeram e isso pode representar um perigo. A fonte mais comum de exposição de chumbo em residências deriva do pó de tinta à base de chumbo.

Tenha cuidado com outras fontes de chumbo existentes na sua casa. Potenciais utensílios domésticos, como algumas cerâmicas, maquilhagem, brinquedos e jóias, podem conter chumbo. Lave as mãos e os brinquedos dos seus filhos com frequência.